terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

A Lula e a Baleia


Para quem gostaria de uma indicação de um bom filme disponível em DVD, recomendo o belo e sensível "A Lula e a Baleia", de Noah Baumbach, 2005.

Com bastante atraso, apenas nesta semana pude assistir a este drama familiar de nuances delicadas, mas de conteúdo substancioso, vencedor do Sundance Film Festival como Melhor Diretor (Drama) e Melhor Roteiro.

Com baixo orçamento (cerca de US$ 1,5 milhões), o nome poético de "A Lula e a Baleia" é apenas um dos seus encantos e se refere a uma escultura do American Museum of Natural History, que aparece ao final do filme e lhe dá significado ainda mais profundo.

Embora o roteiro seja inspirado na adolescência vivida pelo próprio Baumbach, se você é filho de pais separados, seja lá qual for o contexto, a catarse é inevitável. Falo por experiência própria.

Sem apelos excessivos, mas certeiro em seu alvo, "A Lula e a Baleia" narra a desintegração de uma família de classe média no Brooklyn, em Nova York, e os dramas pessoais enfrentados pelo ex-casal e seus dois filhos negligenciados diante dos acontecimentos.

A mãe, Joan (Laura Linney), é uma escritora iniciante em ascensão, enquanto o pai, Bernard (Jeff Daniels), é um escritor consagrado em declínio. O descompasso não se dá apenas na esfera profissional, mas sobretudo na vida a dois, esmagada por dezessete anos de convívio e muitas mágoas acumuladas.

O filho adolescente Walt (Jesse Eisenberg) admira o pai e enxerga nele o verdadeiro retrato intelectual que deseja seguir, embora não seja propriamente o leitor ávido que demonstra. O caçula Frank (Owen Kline, filho do ator Kevin Kline), mais apegado à mãe, enfrenta uma pré-puberdade conturbada e demonstra mais interesse pelas aulas de tênis do que pela carreira acadêmica.

Com a separação, seguida pela guarda compartilhada dos filhos, a rotina de todos, inclusive do gato da família, atinge o desgaste máximo. Muitos subtemas de uma sinceridade e sutileza tocante emergem dos diálogos que incomodam de tão francos, e da interação dos personagens em situações comuns.

As fraquezas humanas são expostas, a decepção é paupável e a fotografia do filme contribui para a áurea acinzentada que cai como uma luva diante dos acontecimentos.

Sem grandes reviravoltas e lições de moral, "A Lula e a Baleia" é um daqueles filmes nos quais menos é mais - e não falo apenas do orçamento. É simples, mas não simplório. Muito longe disso.

O diretor coloca a (des)ordem familiar moderna sob os holofotes, mas questiona principalmente a vulgaridade de espírito que também pode estar presente, muitas vezes, nos maiores intelectuais, tão cheios de preconceitos. Sim, nem eles escapam de seus momentos como "filisteus".

Nenhum de nós escapa sempre ileso de nossa condição humana vulgar.

Além do roteiro com forte carga pessoal (e por isso também tão tocante) e da trilha sonora apropriada (com direito a Pink Floyd), o grande mérito de "A Lula e a Baleia" está em seu elenco, tanto nas crianças como nos adultos, todos com atuações sérias e bem equilibradas, inclusive os coadjuvantes Anna Paquin e William Baldwin (ele mesmo).

Apoiado por muitas referências nas entrelinhas, Baumbach constrói uma narrativa sem adornos, e embora seja direto, não se pode dizer que é óbvio. Diz-se que com esse filme, o diretor revisitou seus traumas e esteve sempre ele mesmo como seu foco principal. Seja como for, não tem como não atingir a todas as famílias desfeitas, porque, de alguma forma, todos os casais e ex-casais se parecem, e mais ainda, parecem-se tanto em suas feridas e cicatrizes os filhos de pais separados, mesmo dos mais civilizados, carregando consigo este denominador comum que "A Lula e a Baleia" traz tão bem.

Disso, eu bem sei...

Por Fabiane Secches

A Lula e a Baleia (The Squid and the Whale, EUA, 2005). Direção e roteiro de Noah Baumbach. Com Jeff Daniels, Laura Linney, Owen Kline, Jesse Eisenberg, Halley Feiffer, Anna Paquin e William Baldwin. Duração aproximada de 81 minutos. Site oficial: http://www.squidandthewhalemovie.com/

Um comentário:

Ferds disse...

Adorei a critica sobre o filme, e como estou passando por uma situação parecida no momento..me identifiquei...com o filme

A grande batalha entre a lula e a baleia....e maravilhosa trilha sonora